Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Exposição “A Rota do Guaraná” traz cultura de Maués com acessibilidade em Manaus - Boas Novas Maués 99,9 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 92 985921567

No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

Exposição “A Rota do Guaraná” traz cultura de Maués com acessibilidade em Manaus

A Biblioteca Braille do Estado do Amazonas inaugura nesta quarta-feira (22), às 9h, a exposição fotográfica “A Rota do Guaraná”, uma mostra acessível que destaca a cultura e a tradição do guaraná no município de Maués, (a 276 quilômetros de Manaus) A iniciativa integra as comemorações dos 365 anos da capital amazonense.

A Biblioteca Braille do Estado do Amazonas inaugura nesta quarta-feira (22), às 9h, a exposição fotográfica “A Rota do Guaraná”, uma mostra acessível que destaca a cultura e a tradição do guaraná no município de Maués, (a 276 quilômetros de Manaus) A iniciativa integra as comemorações dos 365 anos da capital amazonense.

A mostra reúne oito fotografias produzidas por fotógrafos locais e convidados, apresentando diferentes aspectos da cultura do guaraná e do cotidiano de Maués, reconhecido como a “Terra do Guaraná”. As imagens abrangem desde a colheita do fruto até seu simbolismo na identidade regional.

Inicialmente, as obras não contavam com recursos de acessibilidade, mas a parceria com a Biblioteca Braille ampliou o projeto. Cada fotografia foi adaptada para incluir audiodescrição, legendas em tinta e braille, além de versões táteis das imagens impressas em braille.

A audiodescrição foi feita pela profissional Sandra Amazonas, que gravou as descrições em QR Codes disponíveis ao lado de cada foto. O recurso permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso integral à narrativa visual e cultural da exposição.

Além do aspecto artístico, a exposição reforça a conexão entre o interior e a capital do Amazonas, destacando as riquezas naturais e humanas que ligam Maués a Manaus. A iniciativa busca ampliar o acesso das pessoas com deficiência visual ao universo das artes, promovendo uma experiência sensorial e inclusiva.

A curadoria e produção da exposição foram realizadas pela equipe da Biblioteca Braille do Estado do Amazonas, que também ficou responsável pela adaptação tátil e impressão das imagens em braille.

Entre as obras expostas estão:

  • “Olhos de Guaraná” (Bruno Kelly)

  • “Vista Aérea da Sede de Maués” (Larissa Gainete)

  • “Cacho de Guaraná Maduro” (Larissa Gainete)

  • “Frutos de Guaraná nas mãos de uma criança” (Bruno Kelly)

  • “Bastões de Guaraná” (Aline Fidelix)

  • “Mestre Banguela, Guardião do Gambá” (Aline Fidelix)

  • “Guaraná torrado nas mãos do agricultor” (Aline Fidelix)

  • “Guaraná acolhido na mata” (Isabela Lorenzoni)

Segundo Gilson Mauro, responsável pela Biblioteca Braille, a exposição é uma forma de celebrar o aniversário de Manaus com acessibilidade e democratização da arte.

Localizada no Bloco C do Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, a biblioteca acolhe a mostra que une arte e inclusão. A exposição é promovida com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e foi idealizada pela fotógrafa e produtora cultural Aline Fidelix.

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário: