A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) alcança, em 2025, 18 anos de atividades voltadas ao envelhecimento saudável e à valorização da pessoa idosa no Amazonas. Criada com foco em ensino, pesquisa, extensão e inovação na gerontologia e geriatria, a instituição mantém atuação crescente e se consolida como referência nacional e internacional em políticas públicas de longevidade.
Nos últimos anos, a FUnATI expandiu sua presença para diversos municípios, reforçando estratégias de interiorização. Em março, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica que oficializou o retorno das atividades em Maués, local onde foi realizada a pesquisa sobre a Dieta Amazônica, coordenada pelo reitor Euler Ribeiro e pela vice-reitora Ivana Manica da Cruz. A parceria reúne ações de capacitação e marcou o início dos trabalhos do Telediagnóstico desenvolvido pelo Núcleo Digital de Saúde da Pessoa Idosa.
Ainda em Maués, a fundação implantou o projeto piloto Superprotetores da Pessoa Idosa em escolas da rede municipal. A iniciativa promove atividades educativas e intergeracionais, com foco na valorização do envelhecimento e na prevenção de situações de violência contra pessoas idosas.
No mês de julho, a FUnATI inaugurou a Cozinha Escola, resultado de parceria com o Consulado do Japão em Manaus. A estrutura integra as ações do Governo do Amazonas voltadas ao envelhecimento saudável e tem o objetivo de ampliar oportunidades de capacitação e empreendedorismo para o público idoso. Os cursos serão conduzidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Lazer.
Já em outubro, a instituição apresentou o portfólio do Programa Institucional Geronto-Inova, criado em 2023 para estimular o desenvolvimento de produtos, processos e serviços voltados ao cuidado integral da pessoa idosa. A proposta busca conectar pesquisa científica e práticas inovadoras, com foco nos desafios do envelhecimento na Amazônia e em outras regiões do país.
A trajetória da fundação também é marcada pelo acompanhamento à população idosa na capital e no interior. “Eu me sinto orgulhoso em poder presenciar a atuação da FUnATI nesses 18 anos de atividades, tanto na capital, quanto no interior do Amazonas. Nossa missão de cuidar da população que teve o privilégio de envelhecer segue ativa, com expectativa de alcançar ainda mais pessoas em 2026”, afirmou o reitor Euler Ribeiro, que está à frente da instituição desde sua criação, em 2007.
Com o avanço de programas, parcerias e ações pedagógicas e tecnológicas, a FUnATI prepara novos projetos e amplia o alcance das atividades no estado, mantendo o foco na promoção de políticas públicas voltadas à longevidade.



